Armadilha para pernilongo ecologicamente correta.

SERVE PARA QUALQUER PERNILONGO, e MESMO O DA DENGUE, MOSQUITOS e INSETOS VOADORES:

Como matar mosquitos ecologicamente correto.

Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.

O que nós precisamos é, basicamente:

200 ml de água,

50 gramas de açúcar mascavo,

1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e

uma garrafa plástica de 2 litros

Como fazer:

Corte uma garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo

Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.

Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono
Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.

Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.

Em duas semanas você vai ver a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreu dentro da garrafa.

Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e mosquitos, podemos utilizar este método muito útil em: Escolas, Creches, Hospitais, residências, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas. etc.

Não se esqueça da Dengue nos próximos meses: este pernilongo pode matar uma pessoa!

Comentarios (54)Add Comment
...
escrito por josé Carlos Roncoletta, dezembro 08, 2010
Achei muito interessante e vou fazer. Não aguento o odor dos inseticidas que compramos nos mercados, além dos preços esorbitantes dos mesmos.
Acho que este tipo de armadilha deve ser mais divulgada na TV, JORNAIS ESCRITOS e na propria INTERNET.
abraços,
report abuse
vote down
vote up
Votes: +47
...
escrito por fabio carvalho, janeiro 01, 2011
Muito bom, estarei colocando em prática.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +5
...
escrito por cu, janeiro 02, 2011
muito bom
report abuse
vote down
vote up
Votes: +4
...
escrito por Carlos Souza, janeiro 02, 2011
Essa ideia é excelente, pois, alem de economizar com inseticidas, que na maioria das vezes nao resolvem muito, essa armadilha é ecologicamente correta e eficaz. como citados em outros comentarios anteriores, o que falta é mais divugaçao como (tv, radio, internet entre outros meios).
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por MateusAF, janeiro 07, 2011
Acabei de fazer a minha, vamos ver como ela se sai.
Se der certo vou levar em escolas e diversos locais.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +12
..., Lowly rated comment [Show]
...
escrito por demétrio, fevereiro 03, 2011
muito criativo farei o teste
report abuse
vote down
vote up
Votes: +6
...
escrito por vstrega, fevereiro 09, 2011
Olá,alguém que já tenha feito poderia me dizer se realmente deu certo?A idéia é bem interessante.Obrigada.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por ruth , março 17, 2011
interesante, bom e barato.vamos unir o util ao agradavel.matar os pernilongos usando garrafas peti. vou fazer espero q d certo
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
...
escrito por manuel luis, junho 23, 2011
Já fiz estas armadilhas para as moscas, adicionei restos de bacalhau, juntei agua e caíram aos milhares.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +4
...
escrito por Curi, agosto 06, 2011
Ótima idéia, ecologicamente correta... vou fazer a minha primeira armadilha

obrigado.
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Madson, agosto 25, 2011
Parabens parceiro muito boa iniciativa!!!
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
...
escrito por blog nacional, setembro 12, 2011
muito boa dica!
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por Lorena , setembro 13, 2011
Adooooooorei pra minha fera que vou fazer na escola.. que tenho que aprezentar esta ''ARMADILHA''. Esta otimo smilies/smiley.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: -3
...
escrito por Adler, setembro 19, 2011
Simplesmente perfeita. Vou colocar em prática aqui também. No meu bairro já está insuportável a quantidade de pernilongos. A armadilha vai ajudar, mas vou procurar solucionar o problema pela raiz aqui.
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por jardel, setembro 19, 2011
sera que da para usar fermento quimico ao inves de biologico?
report abuse
vote down
vote up
Votes: +11
...
escrito por aide, setembro 22, 2011
nunca fiz sera que da certo minha casa tem muito pernilongo estou com a perna cheia de picadas tem outras armadilhas
aide moreira
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Elcio Signani, setembro 28, 2011
Boa Tarde.

Vocês não falam qual é a duração do composto.
guando tenho que trocar?
Um abraço
report abuse
vote down
vote up
Votes: +10
..., Lowly rated comment [Show]
...
escrito por Janierison, outubro 03, 2011
Muito bom, para quem mora nas regiões úmidas da Amazônia como eu é fácil ser contaminado com malaria e outras doenças causadoras por mosquitos. vou fazer hoje mesmo!
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por jailson, novembro 12, 2011
muito bem
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por jailson, novembro 12, 2011
muito bem eu vou coloca namilha casa
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por roseti moretti, novembro 14, 2011
Muito boa a idéia. Recebi de um amigo e acabie perdendo no meio dos e-mails. Agora achei e vou fazer, pois tenho plantas em casa e no escrtitório e é mais duradouro e não agressivo que os inseticidas que estão no comércio. Assim, é bom divulgar, por ser ecologicamente correto.
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por LEONIDAS TAVORA, novembro 18, 2011
Adorei a ideia, mas tenho uma duvida: Essa isca eu tenho que trocar de quanto em quanto tempo?

Obrigado
report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
...
escrito por Paulo Farinazzo, novembro 19, 2011
Gente, fiz a minha com restos de carne crua, sangue e água de torneira. Deu super-certo. Deixei uns 2 cm de distância entre a borda da garrafa e o nível da agua. Os mosquitos entravam, voavam, caiam na água e morriam. Com o passar dos dias, quanto mais a carne apodrece mais os mosquitos são atraídos pela armadilha. O problema é o cheiro que vai ficando muito forte. Aí é só jogar fora e fazer outra. Parabéns para o inventor desta armadilha !
report abuse
vote down
vote up
Votes: -5
...
escrito por vinny gonçalves, novembro 27, 2011
foi uma otima iedia essa pois ela da muito certo ja matei centenas de mosquitos em uma semana
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Carlos Manoel, novembro 28, 2011

Construí a armadilha.
Mosquito não capturou nenhum, mas capturou várias mosquinhas da fruta.
Passados uns dias observei pequenas larvas que estavam subindo pelas paredes da garrafa.
Concluí que devem ter sido criadas na solução fermentada.
Achei melhor jogar tudo fora.
Concluí que mais que capturar, parece ser um ótimo criadouro.
Ainda não li nenhuma informação que desminta esta possibilidade.
Portanto acho que se devia ter mais atenção antes de aprovar estas "armadilhas".
Fica o alerta.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +15
...
escrito por Caíque, dezembro 05, 2011
Eu queria saber se ao invés de usar levedura poderia usar vinagre...

Adorei a idéia e vou por no meu quarto, pois os pernilongos não me deixam dormir!

Vlw!
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Paulo Neves, dezembro 13, 2011
NÃO FUNCIONA, EXECUTEI O PASSO A PASSO, VOCE GANHA SÃO MUITAS LARVAS DA FERMENTAÇÃO DESSA MISTURA, MAS NADA DE MOSQUITOS............CRAVO ESPETADO NO LIMÃO TAMBEM NÃO FUNCIONA É MENTIRAAAAAAAAA smilies/angry.gif smilies/angry.gif
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Diego Camargo, dezembro 16, 2011
Meus Parabens pela dica...sou biólogo e estarei repassando essa informação!!!
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Alipio Queiroz, janeiro 15, 2012
Muito boa dica. Acabar com os FdP sem stresse!
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Giovanna, fevereiro 07, 2012
ainda não fiz mas minha professora sim e disse que funciona muito bem!!
eu gostei da esperiencia!
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por ivan, fevereiro 25, 2012
Fiz a minha e deixei ....na verdade fiz 4 ......porém apenas em uma peguei moscas de frutas......nenhum pernilongo.....a água e o acúcar coloquei na medida certa...mas o fermente......coloquei uma colher de chá.....qual seria a medida para 1g...? Mas pra mim....não funcionou.
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por alyny, agosto 12, 2012
açucar cristal serve ?
report abuse
vote down
vote up
Votes: -4
...
escrito por Alexandre, outubro 22, 2012
Fiz e não deu certo, não capturou nadaaaaaa... tive de me virar com a minha boa e eficiente raquete... E ae, alguem realmente viu funcionar??
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por norival silveira, outubro 31, 2012
Solicito mais informações na colocação do bocal para baixo e se realmente a armadilha funciona, porque os comentários falam ao contrário.
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro, informa que deu resultado, mas também não consegui uma demonstração detalhada da tal armadilha.
Nos ajude.
Grato
Norival
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Joao vitor, novembro 01, 2012
Sim... E como o inseto entra na garrafa? Ele pode sair pelo mesmo cantoo não achão? A boca da garragfa, fica encostada na agua é isso?
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por leonardo, novembro 14, 2012
não deu não, fica cheio de miases ( larvas brancas)subindo pela garrafa"!
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por lucas, novembro 28, 2012
adorei ja fis smilies/cool.gif
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Thiago, dezembro 20, 2012
Ekaas muita gente disse que fica larvaaas.... Axo melhor eu nao fazer isso!!! smilies/tongue.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +3
...
escrito por ABRAAO, março 04, 2013
SERA QUE FUNCIONA MESMO VOU TESTAR DEPOIS POSTO O QUE OUVE
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Cleusa, março 06, 2013
Olá, fiz e deu certo, funciona mesmo!
Reduziu em 99,9% os pernilongos e outros insetos.
Pergunta: por quanto tempo dura o efeito do composto?
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Cláudio, março 20, 2013
Estou fazendo esta armadilha há um ano, realmete funciona, em referência às larvas brancas que sobem pela garrafa, posteriormente se passar de três semanas elas se tornarão mosquinhas, semelhantes às das frutas, como banana por exemplo; o que eu sugiro, é que a cada dez dias, se faça uma pulverização com inseticida, uns três jatos intervalados de cinco segundos em cima do funil, você não encontrará pernilongo nem mosquito dentro da garrafa, mas o essencial é que o gás espante o pernilongo! eu garanto! fiz seis armadilhas desta, coloquei um em cada cômodo da casa e eliminei pernilongos e mosquitinhos de fruta em casa, outra dica é manter frutas dentro da geladeira e não em cima da mesa na fruteira...
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Cláudio, março 20, 2013
Gente! funciona mesmo; para evitar as larvas adicione a cada semana um borrifada de inseticida spray em cima do funil, você não encontrará insetos mortos dentro da armadilha, o importante é a produção do dioxido de carbono para espantar os pernilongos... É incrível como tem gente que prefere morrer de dengue a encontrar meios para driblar umas larvinhas...
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por beatriz, março 20, 2013
simplesmente nao presta simples assim smilies/tongue.gif smilies/cry.gif smilies/angry.gif
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Pongelli, abril 09, 2013
Os insetos principalmente o pernilongo é atraído pelo gás dióxido de carbono que é o mesmo que os atrai na noite para quem esta dormindo e exalando o gás, por isso eu penso que realmente atrairá os ditos cujos para o recipiente. Boa ideia.
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Pongelli, abril 09, 2013
Ah! esqueci de dizer que o composto deve ser mantido abaixo da linha do bico da garrafa, um pequeno espaço.
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Logan Silva, abril 17, 2013
ESSA AQUI QUE ESTA CERTA, FALTAM ALGUMAS COISAS NA EXPERIENCIA CITADA ACIMA! http://www.youtube.com/watch?v=K40Abxzbz-g
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Heitor, setembro 01, 2013
Esse esquema de açucar e fermento não atrai mosquito nenhum. Fiz 4 ha um mês e nada, e é o que tenho visto em comentários de diversos sites. As pessoas propagaram essa história da armadilha sem terem testado. o coleguinha que disse que o importante é que o gás espanta o mosquito tá viajando na maionese...
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por comprar seguidores instagram, março 19, 2014
muito bom o blog, adorei!
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Wagner Campos Prado, abril 03, 2014

FOCO CONTROLADO:
Prezado(a)s: Passo aqui a maneira mais simples e eficiente de destruir os mosquitos Aedes Aegypti.

Uso do foco Controlado: Primeiramente destruir todos os focos descontrolados na sua região.
O foco controlado consiste em: Usar uma Grande quantidade de AGUA LIMPA preferência AGUA DE CHUVA , baldes, bacias e caixas de água funcionam “quantidade maior de agua mata-se mais” (água de torneira deverá ser evitada pela demora da decantação do cloro), não tendo outra opção coloque terra no fundo do vasilhame.
(O local para depositar essa armadilha deverá ser propício ao nascimento dos mosquitos), (IDEAL PARA AS FÊMEAS DEPOSITAREM SEUS FILHOTES = “ovos”. O local terá que ser sombreado quente e úmido... exemplo depósitos, porões, debaixo de tanques...); Evite locais iluminados.
O ciclo biológico do Aedes é de aproximadamente 30 dias 20 dias de ovo no mínimo e 8 dias de lavra e 2 dias de pupa.
“Tenha muita paciência para ver sua armadilha começar a funcionar, o tempo mínimo de 20 dias de ovo pode ser estendido até 2 anos, se não houver condições ideais para eclodir os ovos”.
Os mosquitos deverão ser destruídos em fase de Lavras (máximo (smilies/cool.gif oito dias) “preferência (3) três dias após a eclosão dos ovos”, para matar as larvas: misture desinfetantes, detergentes, Cloro e todos os tipos de produtos de limpeza que estiver a sua disposição também use muito sal de cozinha (1 quilo para cada 10 litros de agua); nunca deixar virar Pupa porque em (2) dois dias sairá os adultos; Tenha muita responsabilidade para fazer uso desse processo.
Venho pesquisando os odiosos =AEDES desde 1989 quando peguei Dengue estando no Rio. Período que iniciei as pesquisas e aprimorei as eficientes armadilhas com garrafas pet.

(Baseei a ideia de armadilhas que vi em fazendas na região de Uberaba, MG), hoje conhecidas em todo Brasil, porém passada de maneira ERRADA e de maneira infantil e até com brincadeiras chamando-as de (“mosquitérias”), com informações ERRADAS QUE SÃO AS QUAIS: Agua de torneira (demora muito), e pior trocar a agua de cinco em cinco dias??? Fazendo da armadilha uma brincadeira totalmente sem eficiência... (o que me deixa muito triste), devo lembrar que: A função da armadilha é MATAR os mosquitos e se a armadilha não estiver MATANDO os mosquitos não está funcionando.
A armadilha é eficiente, mas mata uma pequena quantidade de mosquito e também exige uma atenção constante por parte da pessoa que faz uso, principalmente em residências que... Tem animais e pior não podemos invadir as propriedades dos vizinhos para destruir FOCOS DESCONTROLADOS.
Devo lembra-los que as fêmeas são extremamente espertas não coloca seus “FILHOS” EM QUALQUER LUGAR E LEVARAM SEUS FILHOS “ovos” ATÉ ENCONTRAR UM LOCAL PROPÍCIO PARA DEIXAR SEUS FILHOS “desova-los” é bom saber que as abelhas buscam produtos em um raio de (2000 metros) as fêmeas levam seus ovos que são seus filhos e não vai deixa-los abandonado em qualquer lugar O ASSUNTO DEVE SER TRATADO COM MAIS INTELIGÊNCIA.
As pessoas que tem como responsabilidade de destruir o Aedes no Brasil (as autoridades), está agindo de maneira incompetente não levando a lugar nenhum, infelizmente o assunto é muito serio e deveria ser tratado como tal.
Antecipo meus agradecimentos às pessoas que irão iniciar o uso do processo FOCO CONTROLADO.
Lembrando que ciclo de biológico do Aedes é de aproximadamente 30 a 50 dias, 20 a 33 dias de ovo Obs.: (OS OVOS PODEM FICAR ATÉ 2 ANOs EM LOCAL SECO ESPERANDO A AGUA LHE ATINGIR PARA ELE INICIAR O CICLO) 8 dias de lavra e 2 de pupa.
Tenho 2 armadilhas e um foco controlado em minha residência, no momento estou sem máquina para tirar fotos, porém nesse final de semana vou colocar as fotos dessas armadilhas funcionando.
É muito importante ter paciência para ver sua armadilha começar a funcionar.
A disposição para respostas:

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (32) 3083-3453 Cel.: (32) 8501-6066
Grato, Wagner Campos Prado.
report abuse
vote down
vote up
...
escrito por Assistência Importados, maio 14, 2014
Muito bom smilies/smiley.gif
report abuse
vote down
vote up