Maritacas - Aratinga leucophthalmus

MaritacaA maritaca é característica da região onde predomina o cerrado. Pertence à família dos Psitacídeos, que abrange também araras e papagaios.

Maritaca é um termo genérico para designar uma ave que emite um ruído um tanto quanto desagradável.

O animal adulto mede 27cm. Pesa entre 230 e 250 gramas. Representante relativamente grande, de cauda curta.

Ocorre do nordeste (sul do Piauí, Pernambuco, Alagoas) e leste até o sul do Brasil, Goiás e Mato Grosso, também na Bolívia, Paraguai e Argentina.

Vive na mata alta, também em pinheirais e matas ciliares. A espécie normalmente voa em bandos, podendo chegar até a 100 indivíduos. Apresenta hábitos diurnos principalmente pela manhã.

O sexo da maritaca não é visível. Para identificá-lo é preciso um exame de sexagem, ou de DNA (por gotas de sangue ou com quatro ou cinco penas), ou ainda por laparoscopia onde se visualiza o órgão sexual que é interno.

O par freqüentemente permanece junto dentro do ninho, mesmo durante o dia.
Quando ouvem um ruído estranho põem meio corpo para fora do buraco, inspecionando os arredores e, se assustados, saem um depois do outro, sem emitir o menor som, pode ficar horas a fio na entrada do seu ninho, expondo unicamente a cabeça e permanecendo absolutamente imóvel enquanto espiona os arredores. Nidificam em troncos ocos de palmeiras e outras árvores; aproveitando-se de fendas formadas pela decomposição.

O ninho é forrado com as próprias penas da fêmea. O acasalamento costuma ser de agosto a janeiro, resultando cerca de três ovos (às vezes cinco) chocados por 23 a 25 dias, em média. Os pais alimentam os filhotes até saírem do ninho, com cerca de dois meses de idade.

Procuram seu alimento (geralmente frutos) tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos. Para subir nos ramos das plantas, utilizam o bico como um terceiro pé; usam as patas para segurar a comida, levando ao bico. Gostam mais das sementes do que da polpa das frutas. São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeira, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Os cocos de muitas palmeiras constituem sua alimentação predileta, procuram também as frutas da imbaúba. Comem brotos, flores e folhas tenras, inclusive as do eucalipto.

Tem um modo peculiar de manter-se no ar, bate as asas levantando-as mais abaixo do corpo que qualquer outro psitacídeo. Dentro da mata, a curta distância, voa sem fazer o menor ruído. Emite um sinal de satisfação e tranqüilidade, no poleiro, através de um estalo produzido pela raspagem da mandíbula contra as ondulações da superfície do palato. O sinal de susto é um sacudir vigoroso de toda plumagem. Quando saem à longa distância são muito barulhentos.

Comentarios (51)Add Comment
...
escrito por ricardo, setembro 21, 2010
nossa , bem legal a matéria, e é bem isso mesmo que são as maritacas, umas figuras que alegram meu jardim todos os dias, a muito tempo coloco frutas diárias para elas e vivem felizes, é nitido que elas adoram o esquema que faço, mas de goiaba& morango elas não gostam, elas adoram aqui é mamão, banana, uva, maçã chegam a vibrar mais ainda.
e olhem que moro no centro de são paulo.

e nenhuma delas vivem em cativeiro, pois sou contra a qualquer pássaro em gaiolas. cuidem do seu jardim, e nunca faltará pássaros.

abraços,
report abuse
vote down
vote up
Votes: +28
...
escrito por LAula, março 29, 2011
Me ajudou muitoooooooooooooo
vlw! smilies/grin.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
...
escrito por egidio sena, julho 04, 2011
gostaria d saber se dar pra saber o sexo das maritacas atraves da plumagem... pois algumas tem penas vermelhas sob as asas e dos lados da cabeça... sera q assim da pra identifica-los,, abraços
report abuse
vote down
vote up
Votes: +3
...
escrito por PEDRO ERNESTO FILHO, julho 26, 2011
Foi inspirados nesta espécie que os poetas cantadores José Galdino e Severino Dionísio criaranm o gênere intitulado "Voa Maritaca Voa", desenvolvido ao som da viola com belíssima sonoridade. Trata de estrofes manejadas por dois repentistas, intercalando um bonito estribilho. Se a ave é verde da cor da esperança, o gênero promete à cantoria muito sucesso.A matéria publicada é instrutiva e de grande importância para as pesquisas, portanto, de parabéns quem a postou pela brilhante iniiiciativa.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por ????, agosto 07, 2011
Ponho todo dia banana, mamao, as vezes maça e laranja na minha varanda da Zona Oeste de SP, capital. Eles também gostam de semente de girassol queimada (aquelas de raçao de passaros e roedores. Também sou contra a pássaros em cativeiro, e concordo que cuidando de seu jardim/sacada/varanda, sempre terá um animal para te fazer companhia. Quem disse que é necessario uma gaiola para se ter pássaros em casa? E são várias espécies, tamanhos, cores e o melhor... SÃO LIVRES!! smilies/smiley.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +8
...
escrito por jacinta, agosto 07, 2011
Um vizinho mantem uma maritaca em uma gaiola. Fico aflita ao ouví-la cantar todos os dias, principalmente já à noite, por volta das 18:30 até 19 horas. Parece um canto triste e tb que ela quer acompanhar as outras maritacas que passam voando em bando, talvez na esperança de resgatá-la. Maritacas costumam cantar à noite? Já liguei para a polícia ambiental, denunciando, pois sei ser ilegal manter animais silvestres em cativeiro, principalmente em gaiolas pequenas, mas ninguém veio até o momento.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
..., Lowly rated comment [Show]
...
escrito por bruno, agosto 23, 2011
envie pro meu email por favor brunopratapx@hotmail .com
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
...
escrito por Jusce Viana, agosto 30, 2011
Parabéns!
É a matéria mais linda e verdadeira que ja li sobre as maritacas, também alimento os pássaros em casa, meu marido fez um comedouro - 1m2, coloco todos os dias(de manhã) ração(quirera, alpiste, painço, misto p canário e comida para maritacas, todos os dias vem bastante pássaros(muitas rolinhas também), acho lindo eles voando livre.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
...
escrito por ANA LUCIA G. PASSOS, setembro 19, 2011
EU TENHO UMA MARITACA A QUASE DOIS ANOS ,E VIVO MUITO FELIZ COM ELA ,QUE ANIMA BEM A CASA ,POIS ELE (DUDU) CANTA E FALA O DIA INTEIRO DESDE CEDO, ATE A NOITE ANDA SOLTO PELA CASA CANTAROLANDO CRÉUS E PAGA PAU O DIA TD .A UNICA COISA DE RUIM NELE É QUE É EXTREMAMENTE CIUMENTO ,NO MAIS O AMAMOS DE MONTAO ...
report abuse
vote down
vote up
Votes: +4
...
escrito por Deise Taver, setembro 20, 2011
Eu tb tenho uma maritaca em casa que vive solta, a noite ela pede para dormir na gaiola com paninho em cima para ficar escuro, é muito ciumenta, e so gosta de mim, vive atrás de mim, adora bicar sapatos, da beijinhos, fala muita coisa, agora ta aprendendo naturalmente toda vez que toca o telefone ela fala alo, quem é. Também não pode ver eu pegar a bolsa que fala tchau tata, e muitas oitras coisas. A maioria falas aprendeu sozinha naturalmente. Ah o mais engraçado ela me chama de Animal !
report abuse
vote down
vote up
Votes: +4
...
escrito por Catia de Souza Alves Gomçalves, outubro 16, 2011
Sou apaixonada por aves livres e ao contrário, sofro muito ao imaginar aves presas - ainda mais que não cometeram crime algum.A lei deveria ser rigorosa e sem fiança para quem prende aves ou outros animais. Este ser humano sim, merece ficar preso. Parabéns a todos que alimentam aves livres em suas casas. Posso dizer que tenho muitos pardais, rolinhas, tico-tico, maria-preta entre outros que não identifiquei. Todos os dias eles vem para minha casa tomar café da manhã, almoçar... E depois cantam felizes em minhas árvores - dando sensação de PAZ. Vou tentar conquistar as lindas maritacas que passam voando por aqui. Obrigado pelas dicas.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +5
...
escrito por izilda castello marques, novembro 07, 2011
Tem um casal de maritaca que todo ano faz ninho no telhado da nossa chacara, comem o fio do alarme e um vucovuco a noite toda, de outubro ate janeiro. Posso esperar que todos os dias nestes meses as 17:30hs elas estão chegando para dormir.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
...
escrito por Andrea Narita, novembro 28, 2011
Aki onde moro, em Jacareí, interior de SP, tem muitas maritacas. Algumas andam frequentando meu telhado td dia. Eu moro em um sobrado e fico brincando e mexendo c elas, e elas respondem...muito lindas! Gostaria até de colocar umas frutas ou algo pra elas virem mais vezes e comerem alguma coisa, mas tenho muito medo de atrair pombos, pois aki em casa até uns 3 anos atras era lotado de pombos e deu o maior trabalho pra afastar essas pragas daqui. Se alguem puder me sugerir algo q eu possa fazer pra atrair as Maritacas e não os pombos, me ajudem. Amo a liberdade dessas aves, elas são lindas e tem q ir aonde elas gostam...Grande abraço a tds ! smilies/cheesy.gif Andrea Narita
report abuse
vote down
vote up
Votes: +6
...
escrito por julianna, dezembro 05, 2011
oi, bom ontem quando cheguei em caa havia uma maritaca ferida acredito que ela se machucou e se perdeu do bando, agora nao sei bem o que fazer, ja tive passarinhos e pro isso tenho uma gaiola onde coloquei ela tenho algumas comidinha mas ela nao quis nada, alpiste, quirera, e uma mistura para canarios, eu nao sou a favor de manter passaros presos apenas pretendo cuidar dela ate ela ficar boa e solta la para que seja livre, entao preciso de algumas informacoes sobre o que ela come e onde posso soltal a para que ela encontre outros de sua especie, me ajudemmmmmm por favor!
obrigada!( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
...
escrito por rhuan, fevereiro 21, 2012
eu tenho uma maritaca ela legal smilies/grin.gif
e brincalhona smilies/kiss.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por Tayna Eberhardt Sanches , março 16, 2012
Euuu acheii uma maritaca na frente da minha casa,ela está machucada
e não sabiia até então oque ela comiiia .


Obg smilies/wink.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por sanzio, abril 14, 2012
tenho uma maritaca ela fica só atrás de min adora morder meu pé...quem quiser cvs sobre esses assuntos e só me adicionar no feceboock..abraço galera
report abuse
vote down
vote up
Votes: +4
...
escrito por Maria da Luz Portilho Pinna, maio 29, 2012
TENHO UM COCOTA LEUCOPHTHALMUS (ARATINGA)10 ANOS, NUNCA CRUZOU,DESEJO UM MACHO, COMO CONSEGUIR, ESTOU A DISPOSIÇÃO, DESDE JÁ AGRADEÇO MARIA DA LUZ, RIO DE JANEIRO
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por camila rodriguas, junho 21, 2012
adorei e eu tenho uma maritaca smilies/grin.gif smilies/wink.gif smilies/wink.gif smilies/cheesy.gif smilies/cheesy.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por CLÉBER, julho 12, 2012
Encontrei esse site procurando informações sobre esse pássaro , pois onde moro aqui na cidade do Rio de Janeiro tenho percebido bandos com mais de 10 até 20 aves voando( e fazendo muito barulho rsrsrsrs) ,,, não sei se são típicas desse ambiente já que aqui não há mais florestas preservadas então penso que provavelmente tenham sido criadas e "soltas" mas a verdade é que estao se reproduzindo , apesar da escasses de alimentos e áreas verdes nessa região da cidade... de qualquer jeito é maravilhoso ver a natureza resistindo.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por Luiz Neto da Silva, julho 17, 2012
Lendo as informações sobre as maritacas, pude observa que falta alguns estados a serem mencionado no texto. Por exemplo: Eu moro aqui no Sertão de Sergipe. Canindé de São Francisco/SE, aqui encontramos maritacas em meio a caatinga nas proximidades do Rio São Francisco.www.unidospelosaofrancisco.com.br
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por Nilceia, agosto 12, 2012
Oi ... que bom que achei este site, gostaria se possivel vc me dizer como posso registrar uma maritaca ou cocota, nao sei como se dá o nome, só sei que depois que o medico recomendou para minha filha de 06 anos ela nem precisou mais de ir ao psicologo. Ela trata a pequena como se fosse gente , conversa com ela e ela responde,são grandes amigas. Ao ponto da bichinha pegar comida dentro da boca da minha filha. São inseparavel. Atenciosamente, grato pela atenção.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
...
escrito por Eury luiz, agosto 21, 2012
Tenho a sorte de morar em casa e ter jardim e muitas arvores em casa. Não preciso de gaiolas e jamais prenderia um passaro, apesar de morar na vila mariana em sao paulo, minha casa fica cheia de passaros, coloco agua e frutas para maritacas, pardais rolinhas etc vejo q maritacas adoram sementes de girassol. As maritacas convivem bem com rolinhas e outros passaros mesmo todos juntos num mesmo comedor. Viva a natureza!
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
...
escrito por Thais, setembro 20, 2012
A alguns dias observo um grupo de Maritacas pela janela do escritório, há dois ninhos pendurados em uma arvoré, a qual, com a chegada da primavera começou a florescer, notei que as maritacas começaram a cortar essas flores. Alguém sabe explicar por quê?
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por claudia, setembro 30, 2012
Eu encontrei uma maritaca presa no fio de energia td enrrolada em linha de pipa,meu marido com mt trabalho ,a tirou d la...ela estava com a perna e asa quebrada,cuidei dela ate ela melhorar,ela vive em um pe de laranja q eu tenho no quintal,la eu fiz casinha para abrigar da chuva,ponho alimentos ...ja esta ali faz 8 meses,ja esta voando voou curtos,e n vai embora pq ela n quer,outras maritacas vem ate ela,fazem vucovuco rsrs e dividem alimentos,dei a ela o noe de meg,e ela esta mt apegada a mim,pois basta eu chamar q ela desce da laranjeira e vem ate mim,quando quanto tenta me imitar e ate ja aprendeu a dançar,e mt carinhosa,sapeca e anda por td o quintal,muro,quando se cansa da um oou curto e volta a laranjeira,ela e livre e percebo q ja e um animal velho,pois os pes e o bico demostra isso,apesar de livre tenho mt medo de um dia ela voar e n voltar mais,amooo minha sapequinha....o mais engraçado e quando do pao a ela,ela pega com o pezinho e molha no potinho de agua....e mt mt linda.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +2
...
escrito por Andreza, outubro 09, 2012
Ganhei um filhote de maritaca e nao sei como cuidar socorreme por favor preciso saber da alimentacao moradia etc
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por Maiara Camatta Manoel, dezembro 13, 2012
Esse site é legal e principalmente me ajudou a fazer o trabalho de escola sobre esse lindo pássaro,e vou estudar para ser uma grande bióloga smilies/grin.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por FABIO, dezembro 19, 2012
TENHO UMA MARITACA QUE ACHAMOS QUANDO DA REFORMA DE CASA, NUM NINHO COM MAIS DOIS IRMÃOZINHOS JÁ MORTOS TODOS ENROLADOS NA LINHA QUE O PRÓPRIO NINHO JÁ TINHA POIS OS PAIS APROVEITARAM UM NINHO DE PARDAL.
CUIDAMOS DELE (O POPULAR ARATINGÃO) E ELE TEM SÓ UM TOQUINHO DE PÉ ESQUERDO.
MAS EITA BICHO SEM=-VERGONHA. NADA IMPEDE QUE SUBA E DESÇA E GRITE E TOME QUINHENTOS BANHOS POR DIA. COME FEITO UM ELEFANTE. FRUTA, VERDURA, COM EXCEÇÃO DE ALFACE E TOMATE, MAIS CENOURA, MAÇÃ, LARANJA, BANANA, E ADORA ERVA -DOCE FRESCA QUE AQUI NO INTERIOR ACHAMOS BASTANTE, A PLANTA MESMO.
DOU A ELE UMA RAÇÃO DE PAPAGAIO, CHEIROSA E CHEIA DE COISA BOA E NUTRITIVA.]
LEVAMOS NUM ESPECIALISTA DE AVES PARA TIRAR UM RESTINHO DE LINHA QE AINDA TINHA NO PEZINHO E A PRIMEIRA REAÇÃO DELE FOI VIR CORRENDO PRA NÓS FALANDO PAPAI.

FALA MACACO, BEIJOCA, E NÃO SE PODE ABRIR TORNEIRA QUE ELE MERGULHA NA PISCININHA.
GOSTARÍAMOS QUE ESTIVESSE SOLTO, MNAS COM AQUELE PEZINHO, SEM CHANCE.
E OUTRA COISA, CRIAMOS DESDE BEBÊ, DANDO A SOPINHA PRÓPRIA PARA BEBÊ PASSARINHO E ENSINEI ELE A COMER COISAS SÓLIDAS DANDO DA MINHA BOCA BEM MASTIGADINHO.
ENTÃO. DEIXA ELE EM CASA MESMO.

SE ALGUEM QUISER FALAR SOB RE ESTE ASSUNTO M AIS UM POUCO MANDE E-MAIL

FÁBIO
report abuse
vote down
vote up
Votes: +4
...
escrito por gabriela silva neves, fevereiro 05, 2013
eu tb tenho uma maritaquinha linda ,cuido dela como se fosse minha filha mais nova ;ela eum amorzinho ,foi um presente de deus para mim.... smilies/cheesy.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por ..., fevereiro 25, 2013
Gostaria de saber se é normal ela ter a língua preta ?
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por Fernanda Almeida, junho 05, 2013
Encontrei esse site pois estou procurando informações sobre a maricata e achei muito legal. Sou apaixonada por esses bichinhos e estou chorando pois há três anos criavamos uma em casa a chamavamos de LORINHA,cuidavamos como se fosse uma filha, não ficava pressa ela falar muita coisa e fazia muito barulho era a alegria da casa. Mas infelizmente no dia 04/06/2013 por volta das 08:00 da manhã com medo do gato que apareceu emcima do muro ela voou com medo e nao sabemos qual o seu paradeiro, procuramos pela vizinhança e nada mas acreditamos que ela tenha morrido pois na casa do vizinho tem muito cachorro pode ser que eles tenha comido ela. Estamos de coração partido pois ela era tão especial e do nada foi embora. Estamos com saudade LORINHA te amaremos pra sempre.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por roberto oliveira da silva, julho 29, 2013
Eu compro toda semana 20 dz de bananas ,e coloco para as maritacas ,sanhaços,bem te vi,saira,bonito,ate tucano,as vezes tem mais de 50 maritacas comendo as bananas ,e muito bonito quando eles fazem uma gritaria infernal,gosto deles soltos e aprecia-los.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por luciana, julho 31, 2013
Gostaria de saber sobre a alimentacao das maritacas no que dia respeito 'as arvores de grande porte em especifico aquela arvore chamada 'mulungu',pois ouvi dizer que as maritacas necessitam se alimentar das flores vermelhas da referida arvore para que seus ovos tenham embrioes saudaveis.Agradeco mt a quem puder me ajudar.
Ate!
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
...
escrito por Eunice Dantas, agosto 02, 2013
trabalho em uma região onde ha varias maritaquinhas, hoje achei uma na empresa toda grudada em algo que pareçe uma especcie de cola, tentei tirar com um pouco de agua morna e detergente neutro, mas não consegui titar tudo, estou alimentando com agua no bico e comida em papinha com uma seringa.
Quero saber o que eu posso usar para tirar todo esse residuo para que ela fique livre, pois acredito que ainda é muito nova, vou leva-la para minha casa e tentar limpa-la mais um pouco, e se melhorar cuidarei até que fique boa para que possa devolve-la a natureza. Aguardo retorno,

Grata

Eunice
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por edson barbosa, agosto 08, 2013
tenho uma maritaca faz 02 anos, cuido bem dela,mas se eu soltar ela na natureza ela pode morrer de fome e passar sede? aguardo resposta.
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
...
escrito por barbara, agosto 16, 2013
minha maritaca come arroz e feijao e algumas verduras e legumes, bolacha chocolate e outras coisas pode?
report abuse
vote down
vote up
Votes: -1
...
escrito por Mara Piateli, setembro 01, 2013
Apareceu uma Maritaca em uma árvore de casa e estou com muitas dúvidas para cuidar dela. Por exemplo, como é o melhor jeito de ela dormir! Preciso cobrir ela? Como fazer já que ela está na árvore. Dei alimento específico para ela e tenho dado frutas(mamão, laranja, macã) não sei se está certa a alimentação. Ela toma água?Posso por em um potinho? Por favor, quem tiver estas informação, me passe. Por favor.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por maxine jeimes, setembro 17, 2013
muito interescante , agora , posso garantir os cuidados ideais para meu pássaro
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por Maria Adelia de Souza, novembro 17, 2013
Alguem sabe como posso impedir que todo ano, bando enorme de maritacas liquidam com as frutas de um pé de lixia que tenho no quintal! Se comecem algumas vá lá, mas detonam todas as frutas em 5 minutos! Uma catastrofe! Adoro maritacas, mas tambem lixia!
Seerpa que um espantalho resolve. Sempre há um casal aqui em um chorão que tenho em frente de casa. Nada contra. Mas detonar minhas frutas, ai não dá. E reunir todas as maritacas do Sul do Brasil em meu quintal também não dá...
Agradeço desde logo a informação.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por TERESA NAVARRO, novembro 21, 2013
Duas maritacas estão se alojando em meu telhado,há alguns dias, ouço barulhinhos, talvez de construção do ninho; o que faço!? Meu marido está preocupado que elas roam os fios elétricos, pois alguém disse-lhe que elas são tinhosas e destruidoras, porém eu não quero perdê-las, pois elas cantam de manhã e À TARDE em uma árvores do quintal vizinho, converso com elas e elas me respondem.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por Luci, janeiro 21, 2014
Estou criando uma maritaquinha, que a mãe abandonou, está sendo bem bacana, nunca tive uma experiência dessa. Não vou criá-la em gaiola, quando ela achar que deve levantar vôo, estará livre para fazer isso!
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por denise, janeiro 22, 2014
adorei os comentário smilies/grin.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por silmara oliveira rocha, fevereiro 04, 2014
minha mae tem uma maritaca que vai fazer3 anos mes que vem,queria saber se elas ficam deprimidas qdo a gente sai por algumas hras,ela é mt esperta mas está um pouco desanimada o que será? smilies/cry.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: -2
...
escrito por Mônica Reis Corrêa, fevereiro 10, 2014
Ontem achamos um filhote de maritaca que caiu do ninho. Queremos cuidar dele até q seja capaz de ser independente. Tenho duvidas qto à quantidade de papinha q devo oferecer. E devo "forçar" a papinha com a seringa? Da p saber a idade pela plumagem? Ele ja tem penas verdes em todo o corpo a exceção da cabecinha...
report abuse
vote down
vote up
Votes: +1
...
escrito por Edna Valim, março 19, 2014
Tenho uma maritaca que ganhei de uma amiga (a amiga a salvou de uma tempestade). O nome dela é Maricota, chegou em casa com alguns dias de vida, eu a alimentava com seringa, hoje é muito linda e fala algumas coisas, dorme no meu quarto e é muito incherida. Amo meu bichinho, já fugiu algumas vezes e voltou. Tenho medo de que se ela fugir não sobreviva mas tenho pena porque quando ela ouve bandos da mesma espécie passando por onde moro, fica na varanda desesperada tentando se comunicar. Vive solta e voa por todo o apartamento, come uma ração especial, pão com manteiga de manhã e todo tipo de frutas.
smilies/kiss.gif
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por edmo murilo , julho 25, 2014
Tenho um casal de maritacas que ganhei da região da zona da mata mineira. Estão com 1 ano e meio...são minhas paixões e de todos aki de casa. Vivem soltas pelo quintal, pelas mangueiras, goiabeiras, tem puleiro na sala de casa, onde dormem e conversam a noite toda. Não falam muita coisa, mas tambem não fico ensinando, pois quero-as naturais. São apegadas demais a mim. Ja mandei fazer o DNA e são um casal. O macho, tem apenas 3 unhas, as outras caíram e não nasceram mais. Se alimentam muito bem, dá pra ver que são muito felizes. Ja fiz dois ninhos e dei um complemento alimentar para reprodução, mas eles não querem nada com o vucovuco. Será que ainda irão procriar... Parabéns pelo site, e pela matéria.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por deiv, setembro 14, 2014
Boa noit a menos de um axei uma n vizinhaça mal tratada e perguntei ao antigo dono se vendia e consegui comprala hj ela vive solta dentro de casa e no terreiro apronta muito mas pareçe feliz ela tem a gaiola onde ela dorme as vezes dormi no sofá ou na minha cama na cabeçara... Sem falar no ciúme que é enorme minha mãe ih irmao se chegar perto de min ela começa a gritar e avaça
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por mauarí, setembro 21, 2014
O sexo da ararinha verde(maritaca)e observado pelo tamanho do bico,se o bico for pequeno é femea,se o bico for grande é macho.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0
...
escrito por Ivete Castanheira, outubro 06, 2014
Adoro esses bichos, aqui onde moro eles passam em bandos, fazem um barulhao, adoro! Nao me conformo como pode colocar um dos animais mais livres do mundo que são os pássaros numa gaiola. É cruel. O homem é o j iço animal (vulgo racional) que aprisiona e mata por prazer.
report abuse
vote down
vote up
Votes: +0

Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
smile
wink
laugh
grin
angry
sad
shocked
cool
tongue
kiss
cry
smaller | bigger

busy

Papel de Parede

Curta nossa página no Facebook